Blog

Fique informado com nossos posts sobre atualidades sobre educação e mercado da Odontologia!

Síndrome EOK12: cefaleia e síndrome de pânico associado ao prolapso ou escape mitral

Disautonomia: variante Síndrome EOK12

Disautonomia é uma alteração da homeostase do sistema autonômico com predomínio de atividade simpática sobre o parassimpático. Clinicamente os pacientes apresentam em forma isolada ou combinada: transtorno de ansiedade generalizada, síndrome ansiosa, enxaqueca, síndrome do colon irritável, síndrome do pânico, neurodermatite. Lembrando que a clínica pode ter associado mais de uma das características clínicas, assim como vir em forma isolada. A variante denominada Sindrome EOK12, é uma disautonomia relacionado ao prolapso ou escape da válvula mitral que acontece em mais de 8% da população. O diagnóstico de disautonomia ou síndrome EOK12, precisa de uma interação de uma anamnese adequada associado ao exame físico, em geral não tem alterações laboratoriais nem de imagem.
O tratamento consiste em inibir a ação simpática e inibir a resposta dopaminérgica exagerada, estimular atividade gabaminérgico e modular vias serotoninérgicas.

OLSZEWER, Efrain. Síndrome EOK12: cefaleia e síndrome de pânico associado ao prolapso ou escape mitral. RPO, Síndrome EOK12: cefaleia e síndrome de pânico associado ao prolapso ou escape mitral. São Paulo. Ed. 14. p.31 – 34.

Aproveite e conheça também os nossos cursos

Veja nossos cursos disponíveis em Especialização, Atualização e Imersão

Deixe um Comentário: